Todo motociclista consciente sabe que a segurança para uma boa pilotagem começa com a manutenção em dia, além de cuidados básicos que as vezes são esquecidos, por isso, seria interessante conferir algumas dicas de como prolongar a vida de uma moto! Acompanhe:

Troca de óleo no prazo

A troca do óleo do motor de uma moto, jamais deve ser colocada em segundo plano visto que, no caso de motores refrigerados a ar, o óleo tem funções distintas, uma parte é utilizado para lubrificar e a outra para refrigerar o motor, e vale lembrar que a moto, utiliza apenas 1 tipo de óleo, bem diferente do carro onde cada função recebe um lubrificante específico.

O nível do óleo deve ser verificado a cada 15 dias, e fique sempre atento se não há respingos de óleo no chão onde estava estacionada, pois, indicaria que há vazamentos no motor.

Mesmo que não haja vazamentos aparentes, para saber se a moto está consumindo mais que o normal, basta verificar no manual, assim, qualquer problema pode ser facilmente resolvido indo até uma loja especializada.

Não use a embreagem como apoio de mão

Sempre que há motociclistas parados aguardando a abertura do semáforo, se observarmos, é comum alguns estarem com a mão apertando a alavanca de embreagem, isso, com o tempo pode provocar desgastes desnecessários. O correto é deixar o câmbio em ponto morto e usar a embreagem o mínimo possível.

Pneus descalibrados

Os pneus de uma moto devem ser calibrados no máximo a cada 7 dias, ou, de acordo com o uso da moto, pois, quando estão baixos demais, furam com mais facilidade, se cair num buraco então, compromete a carcaça, pode entortar, amassar, com isso, sem dúvidas, o motociclista vai ter o amargo prejuízo de comprar um novo pneu, e com serviços de mecânica!

Troca de amortecedores

Os amortecedores da moto devem ser trocados sempre de acordo com as especificações do fabricante, mesmo que ande somente no asfalto, ou, somente devagar!

O problema é que amortecedores velhos, perdem a capacidade de absorver os impactos causados no dia a dia no trânsito, mesmo porque, há tantos buracos pelas ruas, que as vezes fica difícil não cair em algum, e isso, pode tornar a dirigibilidade instável!

Outro item que não deve ser descartado também, é a troca de molas que infelizmente muitos motociclistas não fazem para não encarecer o conserto!

Evite desligar a moto em descidas

Para não dizer, nunca faça isso, diremos apenas, por favor evite desligar a moto em descidas, isso porque o motor até para de funcionar realmente, só que a transmissão não, com isso, as engrenagens internas do câmbio continuam trabalhando, acionadas pela corrente, então não acontece a lubrificação interna necessária, já que de acordo com o modelo da moto, se o motor está desligado, a sistema de óleo, fica sem pressão, e isso, é outro prejuízo na certa!

Sem falar nas lâmpadas de sinalização da moto (farol e luz traseira), que com a moto desligada elas não acendem, podendo causar acidentes ou até multa por ser ilegal.

Corrente frouxa e ressecada

Está lembrado de quando foi a última vez que lubrificou a corrente de sua moto? A importância numa atitude tão simples, é para evitar não só o ressecamento, como prevenir que fique frouxa, assim, como prolongar a vida da coroa e do pinhão, que fazem parte da transmissão secundária, e para isso, basta utilizar um spray lubrificante para correntes de motos!

Folga na caixa de direção

Sempre que notar um barulho logo abaixo do guidão, ou, comece a perceber que está com mais folga principalmente em curvas, talvez, seja o momento de levar a moto para a oficina, pois, provavelmente está com folga na caixa de direção.

Nesse caso, seria interessante levar o quanto antes, já que andando com essa folga na caixa de direção, além da dirigibilidade que pode ser prejudicada, pode tornar mais grave o problema, e atingir rolamentos, entre outros!

Pilotar com a rotação baixa ou alta demais

Quer saber como prolongar a vida de uma moto? Fácil! Procure nunca forçar o motor, esticando as marchas, principalmente em altas rotações por longos períodos! E nem ande em rotações baixas demais! Atitudes como essas podem desgastar rapidamente vários componentes do motor!

Lave sua moto do jeito certo

Vai lavar a moto? Ótimo! Balde, água, pano, escova e shampoo próprio são apenas esses, os itens necessários!

Evite lavagens com máquinas que lançam jato de água com pressão, isto, na realidade pode prejudicar vários componentes da moto, até mesmo, certos detalhes no designe dela!

Fuja da gasolina barata

Ninguém faz milagres quando o assunto é preço! Por que então, cair no velho golpe da gasolina mais barata? É produto adulterado, com misturas que só danificam o motor, e fácil de perceber, pois, a moto, falha, perde desempenho, ou, para de funcionar mesmo!

O motor demora demais para ligar, o consumo de combustível em muitos casos, aumenta em até 30%, acaba com a injeção eletrônica, prejudica a sistema de gasolina, então, quer prolongar a vida de uma moto?

É só abastecer com gasolina de qualidade em postos que sejam de bandeiras conhecidas!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

Share This