A evolução nas motos antigas teve início ainda, no final do século XIX, em 1894 na Alemanha, foi quando ouviu-se falar pela 1 ª vez de uma fábrica exclusiva para a fabricação de motos, e o nome deste fabricante era Hildebrand & Wolfmüller.

Logo no 1º ano de funcionamento, a Hildebrand & Wolfmüller, teve um verdadeiro “boom” que chamou a atenção de centenas de fãs para seu novo veículo, já que era uma novidade no mercado, e a resposta veio em forma de vendas, cerca de 200 unidades foram comercializadas num curto espaço de tempo!

Esta empresa também contribuiu muito para a melhoria dos motores que viriam a seguir, com a criação do sistema de arrefecimento, pois, desenvolveu um sistema de refrigeração necessária para o controle da temperatura nos motores em geral!

Foi entre o final do século XIX e o início do século XX que houve o crescimento na demanda para a fabricação de motos em várias partes do mundo.

Na Europa durante este período, houve registros da instalação de aproximadamente 43 fábricas de motos, enquanto nos EUA, tinham somente 20 empresas as quais foram instaladas nas cidades de Columbia, Orient e Minneapolis no ano de 1910, e isso, foi um período marcante de muitas conquistas tecnológicas que ajudou na evolução nas motos antigas!

A fabricação das motocicletas japonesas deram início após a Segunda Guerra Mundial, e sem dúvida, a introdução da marca no mercado, veio para complementar o panorama motociclístico mundial, com a produção de novos modelos que acabou gerando uma nova expectativa diante dos fãs de duas rodas.

Dessa forma, as motos ganharam alta tecnologia, melhorando cada vez mais na performance, graças aos motores mais leves e potentes, além do design avançado, de baixo custo e com a promessa de um conforto maior, isto determinou o que o público realmente queria, assim, contribuiu para o fechamento de milhares de outras empresas no mundo!

Finalmente até o presente momento, pode-se dizer que o mercado está bem equilibrado mesmo porque, todos os anos os fabricantes lançam novos modelos, a fim de assegurar boas e maiores vendas, e isso, agrada ao consumidor, já que se vê as voltas de lançamentos para todos os gostos e bolsos!

Ainda, dentro da breve história das motos antigas, no ano de 1916, foi fundada a BMW, na realidade chama-se Bayerische Motoren Werke, e foi a 1ª a consagrar-se como fabricante de motores para aviões, e posteriormente para barcos e também caminhões.

Na qualidade de fabricante de motos, foi somente em 1923, que a R 32 nasceu já com o conjunto motriz que mais tarde, ficou famosa pela marca BMW Motorrad, a qual tinha motor boxer de cilindros opostos e a transmissão final feita por eixo cardã, já a R 23 marcou o início da história de sucesso na fabricação de motos alemã!

Depois dessa breve história na evolução de motos antigas que fazem parte do tesouro pessoal de muitos aficionados, vamos relembrar alguns dos modelos que marcaram época no mundo:

Harley-Davidson Fat Boy

Uma das mais tradicionais motos de fabricação americana que reúne milhares de admiradores. A fabricação das motos Harley Davidson tiveram início em 1903, e continuam em alta escala de produção.

Yamaha RD350LC

Ficou muito conhecida na década de 1980 como “Viúva Negra”. Até hoje faz a cabeça de muita gente.

Honda XL 250R

A resistência da Honda XL 250R era o que chamava a atenção do consumidor. No Brasil teve de ser adaptada principalmente devido a gasolina brasileira ter menor octanagem, além de 25% de álcool incluído.

Yamaha Ténéré XT600

A Yamaha Ténéré XT600 foi lançada no exterior em 1983 devido ter sido um sucesso no “Rali”, aqui no Brasil chegou somente em 1993.

Suzuki GSX-R 750

A GSX-R 750 foi uma motocicleta esportiva lançada em 1985, e uma das primeiras com preço acessível mesmo com o visual das motos de corrida dotada de muita tecnologia.

Honda CBX 750F

A Honda CBX 750F antes de ser fabricada no Brasil a partir de 1986, tinha de ser importada do Japão, e na época já fazia muito sucesso, pois no mercado não havia nenhum modelo com o mesmo designe avançado, além do motor potente que atingiam 200 km/h, incomparáveis é claro, a velocidade que pode chegar hoje em dia!

Com certeza centenas de outros modelos que merecem destaques deixaram de ser mencionados, seja como for, esta é somente uma amostra da evolução nas motos antigas dos últimos 122 anos!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

Share This