O celular, umas das invenções mais importantes da humanidade, mudou o conceito e praticidade da comunicação a distância, trazendo benefícios e fazendo o que demoraria semanas para se comunicar agora se faz com poucos minutos graças esse minicomputador portátil de multifunções

Porém ao mesmo tempo que traz maravilhas, também traz perigos, o uso desenfreado pode trazer risco a vida, principalmente no trânsito, tanto do condutor como as pessoas ao seu redor, indiferente de quem ele seja. No caso do motociclista, que precisa de toda atenção ao seu redor, por andar mais rápido entre os carros, o perigo é maior devido a vulnerabilidade do piloto  e passageiro.

Seja como for, o fato é que a maioria das pessoas que tem um ou mais celulares, utilizam para a comunicação de voz, mensagens, e até como GPS, graças as centenas de APP’s, o problema é que o uso está sendo abusivo em matéria de segurança principalmente quando está pilotando!

 Estudiosos estipulam que entre pegar o celular na mão, baixar a cabeça para ver, leva em média em média 23 segundos, isso significa que são 23 segundos em que o motorista está andando praticamente de olhos vendados. Portanto, calcula-se que para quem está pilotando a 60 km/h, é como andar 380 metros de olhos fechados, a 100 km/h, equivale a 640 metros, acima dessa velocidade já pode se considerar suicídio.

E são vários acidentes que podem ser originados devido a um simples toque do celular. Pode ser um pedestre atravessando entre os carros como é comum, um semáforo que fecha, uma brecada na frente, e tudo pode acontecer justamente nos 23 segundos que tirou o olhar da via, em seguida vem as consequências como atropelamentos, acidentes, prejuízos, fraturas, invalidez e possivelmente mortes.

Esses 23 segundos que fazem a moto e celular uma dupla perigosa, são apenas referentes para ver quem ligou, ou, tentar ler a mensagem, e claro, para o piloto tudo feito com uma única mão, enquanto a outra segura o guidão que muitas vezes pode não ser suficiente para desviar de um carro, pedestre, cachorro, ou, um buraco.

E os motociclistas que tem o celular instalado no suporte de GPS na moto, mesmo utilizando o sistema viva voz, também não ficam longe de acidentes que podem ser causados pela desviada de olhar para o acessório, e mesmo apenas ouvindo e falando, os pilotos perdem 44% da capacidade de atenção a sua frente, e 28% dos veículos a sua volta.

Informações recentes divulgam que dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo, pode aumentar em até 400% o risco de acidentes, e o curioso, é que tanto o motorista como o piloto podem apresentar o mesmo efeito causado pelo excesso de álcool no organismo, com a diminuição de reflexos.

Para reduzir os acidentes causados pela direção e celular, a multa foi elevada para 7 pontos, gravíssima, no valor de R$ 293,47, e é bom ficarem atentos, pois, a multa pode ser aplicada mesmo quando estiver parado aguardando a abertura do semáforo, e isso, vale para motoristas também, pegou o celular, multa na certa.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

Share This