Todo motociclista sabe que muitas vezes uma boa dose de cautela vem sempre a calhar, já que na maioria das ruas e estradas, a velocidade e o desrespeito entre os motoristas é inegável, e certas atitudes podem realmente ajudar, tudo para facilitar que tenha mais segurança ao andar de moto!

Na realidade para quem já pilota há tempos, sabe de trás para frente sobre estas e muitas outras dicas, afinal, deve ter vivenciado bons a maus momentos durante toda a trajetória em cima de uma moto, mas, pode ser importante para quem está iniciando!

Andar de moto em meio aos grandes centros urbanos principalmente na hora do rush, é um dos momentos mais estressantes na vida do motociclista, e para que os riscos de quedas ou pequenos acidentes, possam ser prevenidos, é necessário ficar atento a todas situações que possam ocorrer.

Estamos nos referindo a pilotar ao máximo na direção defensiva, prevendo a mudança de faixa de um carro, uma brecada na frente, um pedestre que surge do nada, e até dos folgados que embora estacionados resolvem abrir a porta do carro sem olhar, se for em cima de outro carro, prejuízo na certa, de moto, a queda pode ser fatal!

E mesmo com esses cuidados, a raiva precisa ser controlada, xingamentos entre condutores já virou caso de polícia, pelo menos na cidade de São Paulo, por isso, relaxe e prossiga!

Equipamentos como capacetes, jaquetas, botas e luvas, fazem parte da vestimenta obrigatória, e como são os principais itens de segurança, é um investimento que se faz necessário, pois, numa queda, pode não combinar muito com economia!

Para que tenha mais segurança ao andar de moto, basta que tenha as atitudes necessárias junto com a “tal dose de cautela” para prevenir, ou, pelo menos minimizar acidentes!

Em viagens mais longas

  • Não esqueça de levar um kit de emergência;
  • Providencie uma revisão na motocicleta, incluindo o corta pipas, os pneus, luzes, óleos e fluidos, e cheque durante a viagem se tudo está normal;
  • Planeje rigorosamente cada detalhe do trajeto de toda a viagem, incluindo paradas para refeições, estadias, e postos de combustíveis;
  • Caso tenha seguro, verifique se estará dentro da cobertura;

 

 

  • Para moto sem seguro, ou, fora da cobertura, leve o telefone de guinchos, ou, quem possa socorrê-lo, senão vai cair na mão de exploradores da região;
  • Não esqueça de levar kit de primeiros socorros, calibrador de pneu, uma chave extra, e um pano para secar ou limpar a moto;
  • Não esqueça da capa de chuva e a proteção para as botas, incluindo também para o carona;
  • Em dias ensolarados abuse do protetor solar;
  • Tenha um GPS em mãos, ou, simples mapas da região, isso pode ajudar caso saia da rota;

 

Transitando pelas ruas

  • Nas ruas fique atento a velocidade máxima permitida;
  • Lembre-se de esperar o farol ficar verde, antes de acelerar a moto, porque sempre tem pedestres que andam mais devagar e uma simples atitude como esta pode evitar atropelamentos;

Embora uma motocicleta alcance uma velocidade considerável em poucos minutos caso comparada a outros veículos, sempre faça uso das setas, obedeça as sinalizações, e acima de tudo não abuse em curvas ou ultrapassagens desnecessárias, principalmente por causa da diferença de tamanho entre eles e você!

Na realidade para quem já pilota há tempos, sabe de trás para frente sobre estas e muitas outras dicas, afinal, deve ter vivenciado bons a maus momentos durante toda a trajetória em cima de uma moto, mas, pode ser importante para quem está iniciando!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

Share This